sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DIÁLOGO

Dramaturgia - UNIRIO
22 de set. 2010
Exercício de escrita em 5 minutos, a partir da observação das partituras inspiradas em estátuas de Rodin. 2 personagens - diálogo:


ELA – Não quero ver seu rosto.
ELE – E é só o que busco ver.
ELA – Você não me entende.
ELE – Quero me oferecer. Se entrega logo!
ELA – Não tenho tempo.
ELE – Eu estou sofrendo. Me lança um olhar, me dá um beijo.
ELA – Quero olhar para o céu.
ELE – Vou me jogar no mar.
ELA – Só gosto do som das ondas.
ELE – A espuma está me convidando.
ELA – Você está me desconcentrando.
ELE – Não é minha intenção. Se concentra em mim.
ELA – No céu há círculos concêntricos. Você está me desconcertando...
ELE – O mar está me levando. Me machuca lento.
ELA – O que você diz?
ELE – O mar...
ELA – O céu...
ELE – Quero me entregar. Quem me quer como oferenda no mar?
ELA – No céu brilha a constelação de Orion. Estou lendo meu mapa astral, escutando estrelas. Betelgeuse... Bellatrix!

(pausa)

ELE – O que me mata é que sei nadar, não consigo morrer. Vou me embalar. Cantar pra me consolar. (borbulhas) Te amo só de te olhar... é estranho. Estou mergulhando. O oceano é gigante! Como é frio... Estou chorando e enchendo o mar. Mas ainda te vejo, tremida e distante. Me ouve? (borbulhas)
ELA – Você está me desconcentrando...
ELE – Um abismo de água. A agonia é lenta nessa redoma pesada. (borbulhas) Não estou mais falando pra você. Meus cabelos se tornaram anêmonas, meu corpo é de sal. Minha entrega ultrapassa a dor.
ELA – Vou beijar a escuridão de cima.
ELE – Me beijo no barulho da água.

(som de ondas) 

Marcelo Asth

2 comentários: